SC registra taxa recorde em doações de órgãos em 2017

0

Santa Catarina registrou taxa recorde em doações de órgãos em 2017. Foram 282 doadores de múltiplos órgãos, três vezes mais que a média brasileira comparando ao número de habitantes.

Para o coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, os resultados refletem o treinamento de 600 médicos e enfermeiros realizados por ano. As equipes discutem como envolver os familiares no hospital.

“Essa relação de ajuda, esse apoio, esse acolhimento, resulta lá no final, quando é colocada a possibilidade de doação, em mais doações”, detalha o coordenador, Joel de Andrade. Cerca de 67% das famílias abordadas em hospitais catarinenses autorizam a doação.

Fila de espera

No entanto, o dado positivo não aumentou o número de transplantes, mas é um passo importante na luta para salvar vidas. A fila de espera por um órgão é nacional. No ano passado, 1217 pessoas foram convocados para fazer um transplante.

Em Santa Catarina eram 559 pacientes na fila de espera por um transplante em 2017. Um deles era o vendedor Agenor dos Santos Medeiros, que tinha cistos nos rins.

G1 SC

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.