Radar meteorológico Sul é transportado para Araranguá

0
Foto: Cleiton Ferrasso / Defesa Civil SC

O radar meteorológico Sul segue para seu destino final. Nesta segunda-feira, dia 29, técnicos da Defesa Civil SC vão transportar o equipamento até a base no Morro dos Conventos, em Araranguá. Apesar de ter um peso aproximado de quatro toneladas, o transporte é simples, já que o radar foi feito para ser deslocado. Para realizar esta tarefa, a equipe usará uma camioneta F-4000. A montagem do radar está prevista para o início da tarde desta segunda. E, após os ajustes no equipamento, no mesmo dia ele já estará gerando imagens meteorológicas. O alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 52 municípios cobertos pelo produto. O investimento no Radar Sul (Araranguá) é de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

A data prevista de inauguração é 22 de fevereiro deste ano. Porém, ainda será confirmada pelo governador. O radar do Sul possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). O radar está numa carreta reboque de 2 63 m de largura e 5,64 m de comprimento. A altura da base até o topo da radome (equipamento que protege a antena) é de 3,50 m. Em casos extremos, ele poderá ser deslocado para qualquer região do Estado.

Com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. Fato único para o Estado. O Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, explica que as imagens produzidas pelos equipamentos dão suporte para os meteorologistas preverem as condições do tempo em curto prazo, e a Defesa Civil SC gerar os alertas.

“Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”, destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.