Ex-presidente Lula receberá no sábado título de cidadão honorário catarinense

0

Cidadão catarinense desde maio de 2008, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber o título concedido pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) durante a passagem de sua caravana pelo Estado neste fim de semana. A organização do evento ainda estuda em qual dos atos será prestada a homenagem. Provavelmente, será no comício denominado “ato público em defesa da democracia”, previsto para as 12h de sábado, no Largo da Catedral, em Florianópolis.

Uma cerimônia no plenário da Alesc está descartada. Por meio de um ato da presidência, assinado na terça-feira, o presidente Aldo Schneider (PMDB), designou a deputada Ana Paula Lima (PT) para entregar o título, mas em “local diverso das dependências do Palácio Barriga Verde”.

O título de cidadão catarinense foi concedido ao então presidente Lula em maio de 2008, por iniciativa do então deputado estadual Jailson Lima (PT). Na época, o petista foi reconhecido “pelos grandes investimentos feitos pelo governo federal no Estado, como a duplicação do trecho Sul da BR-101 e o PAC (Plano de Aceleração de Crescimento)”, conforme justificativa apresentada à época pelo autor da proposta. Em tempo, a duplicação da BR-101 Sul só terminou no governo Dilma Rousseff.

Repúdio

Por meio de nota oficial, o diretório estadual do partido Novo em Santa Catarina expressou “repúdio à concessão de título de cidadão honorário, pela Alesc, a um condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Trata-se de uma afronta aos catarinenses, povo ordeiro, honesto e trabalhador”.

Agenda da caravana

A caravana do ex-presidente Lula terá dois atos em Florianópolis. O primeiro será as 10h, em encontro fechado com reitores, diretores e professores da rede pública de educação superior e tecnológica do Estado. No “Encontro da Educação Federal em Santa Catarina com Lula” o ex-presidente receberá uma homenagem “pelo legado de seu governo no Estado”.

Na sequência, será realizado um “ato público em defesa da democracia”, às 12h no Largo da Catedral. Além de Lula, estarão presentes a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, os deputados federais e estaduais do PT e representantes de movimentos sindicais e sociais. Na sequência, a caravana vai ao Oeste do Estado.

Fonte: ND Online

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.