Curso de gestantes começa dia nove de fevereiro, em Rio do Sul

0

Estão abertas inscrições para o curso gratuito de gestantes organizado pela Secretaria de Saúde. O treinamento irá oferecer dicas e práticas que irão auxiliar no preparo de gestantes e acompanhantes do parto (cônjuge ou familiar). Além dos três dias de aula, haverá uma visita técnica coletiva à maternidade. As futuras mães receberão certificado e kit básico – doado pela instituição Social Casa da Amizade – que contém bolsa de maternidade com pequeno enxoval com roupas, cobertor, pagãozinho, entre outros itens. As inscrições podem ser feitas por telefone e serão disponibilizadas 25 vagas. O curso terá carga horária total de nove horas.

O treinamento ocorre em três dias, todas as sextas-feiras, das 8h às 11h. “A participação do acompanhante no curso é fundamental. Pois será a figura que irá auxiliar a gestante nos primeiros cuidados”, afirma a coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Caroline Soster Cândido. A proposta da visita à maternidade é para que os participantes conheçam a equipe médica e auxiliares. “Servirá para que eles conheçam o funcionamento do serviço desde a entrada, permanência e saída da maternidade. É importante conhecer todo fluxo e, também, é fundamental que o acompanhante seja figura ativa no puerpério, que é a fase de acompanhamento dos primeiros 40 dias do pós-parto. Muitas dúvidas são sanadas dessa maneira”, pontua Caroline.

Para a Secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, “o curso de gestante tem um conteúdo multiprofissional. Possibilita a transmissão de conhecimento que irá complementar o das mães. Sem deixar de levar em conta as capacidades naturais e instintivas da mulher. Além disso, o fortalecimento de vínculo com acompanhante durante o processo do pré e pós-parto é fundamental para proporcionar uma experiência tranquila até mesmo para supervisionar o desenvolvimento do bebê”. destaca.

Novas turmas

Em 2017 houve abertura de três turmas e contou com a presença de cerca de 45 gestantes. Existe a possibilidade de que em 2018 a atividade ocorra com mais frequência, o que irá ser definido conforme a demanda. A coordenadora adianta que a direção do CAM irá abrir uma turma no horário noturno para atender as gestantes que trabalham em horário comercial. Para isso já existe, inclusive, lista com nomes na espera.

A iniciativa da Secretaria de Saúde conta com apoio do Centro Acadêmico da Saúde da Unidavi (Casu), que auxiliou nas ações de divulgação, elaboração de folder, divulgação e organização de palestras. O Casu é formado por universitários de cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Educação Física.

Serviço

Assunto: Curso para gestantes

Dia: 9, 16 e 23 de fevereiro

Hora: 8h às 11h

Local: Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Rua Ana Nery 54, Santana. Ponto de referência: Igreja do Santana

Mais informações: As inscrições podem ser feitas por telefone, basta ligar para (47) 3525-3586. As participantes devem informar dados pessoais como: nome, telefone e em qual semana da gestação se encontra. O atendimento do CAM é das 7h às 17h, em horário contínuo.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.