Cresce em 30% a procura pela vacina contra a febre amarela em Rio do Sul

0

Desde o retorno das atividades após o período de férias, a Secretaria de Saúde (SMS) de Rio do Sul constatou um aumento de cerca de 30% na procura pela vacina contra a febre amarela. Em 2018, aproximadamente 500 doses já foram aplicadas no município. A preocupação da população se dá pelo aumento de casos da doença na região Sudeste do Brasil. No entanto, até o momento não há confirmação de pessoas contagiadas em Santa Catarina.

Mesmo assim, a imunização contra a febre amarela está disponível em todas as salas de vacina do município. Para receber a dose basta procurar as unidades de saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, ou a Policlínica de Referência Regional entre as 8h até as 15h30, horário que as fichas de atendimento param de ser distribuídas para que a demanda de pacientes não acumule.

As vacinas estão disponíveis para crianças a partir de nove meses de idade até adultos com 59 anos. “Pessoas com 60 anos ou mais serão imunizadas a partir de recomendação médica. Pedimos que a população procure atendimento na unidade de saúde do seu bairro para evitar transtornos e que leve consigo a carteira de vacinação”, orienta a secretária da SMS, Sueli Oliveira.

Em Rio do Sul, as vacinas aplicadas são de dose única e valem para o resto da vida. Portanto pessoas que, em algum outro momento já foram imunizadas contra a doença, não precisam retornar aos postos de saúde, conforme a Anvisa. “Entendemos a apreensão da população, mas, por enquanto, não há motivo para alerta. Estamos atentos a propagação da doença e qualquer sinal de perigo será repassado imediatamente”, reforça Sueli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.