Comarca de Rio do Sul ganha Vara de Direito Bancário

0
Presidente do TJ recebe homenagem de magistrados do Alto Vale do Itajaí

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, acompanhado do desembargador Jaime Ramos, 3º vice-presidente do TJ, e do juiz Edison Zimmer, diretor do Foro em exercício, comandou nesta quinta-feira (18/1) a cerimônia de instalação da Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Rio do Sul.

A unidade receberá inicialmente cerca de 5 mil processos, que tramitarão em sua totalidade por meio eletrônico, oriundos das comarcas de Rio do Sul, Ascurra, Ibirama, Ituporanga, Rio do Campo, Rio do Oeste, Presidente Getúlio, Taió e Trombudo Central.

Com abrangência regional, a nova unidade representa importante avanço na forma da administração da Justiça, pois reúne num único juízo processos de direito bancário e de contratos de alienação fiduciária em garantia – incluídas aquelas decorrentes de cessão civil de crédito – de comarcas distintas, de forma a permitir uma prestação jurisdicional célere e uniforme.

O juiz Geomir Roland Paul é o responsável pela instalação da nova unidade. Trata-se da segunda unidade nesses moldes instalada nesta gestão. A primeira foi a Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Jaraguá do Sul, instalada em 24 de abril de 2017, com abrangência sobre sete comarcas – sede mais Guaramirim, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá – e que iniciou seus trabalhos com cerca de 10 mil processos, todos em meio eletrônico.

Durante a solenidade, o presidente do TJ foi agraciado com uma placa em que os juízes de direito do Alto Vale do Itajaí o parabenizam pela sua trajetória no comando do Poder Judiciário catarinense. Em seu discurso, além de agradecer a homenagem, o presidente Torres Marques enfatizou que a implantação da nova vara se deu com o mínimo impacto financeiro para o Judiciário, resultado de um estratégico remanejamento de servidores e da utilização de ferramentas tecnológicas.

Antes do presidente, o juiz Edson Zimmer e o deputado estadual Milton Hobus, também presente ao evento, fizeram uso da palavra. O magistrado enalteceu o empenho do presidente em atender os interesses dos jurisdicionados. O parlamentar aproveitou para agradecer, em nome da comunidade do Alto Vale, a ampliação da estrutura judiciária e reconheceu a iniciativa e visão do TJ em instalar a vara na comarca pólo daquela região.

O juiz Jefferson Zanini, secretário-geral do TJ, também acompanhou a solenidade, ao lado de magistrados das comarcas de abrangência da unidade, representante do Ministério Público, prefeitos e vereadores dos municípios da região, advogados e servidores do Fórum da comarca de Rio do Sul. (Com informações TJ SC)

Solenidade de instalação da Vara Regional bancária da comarca de Rio do Sul

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.